quarta-feira, 20 de abril de 2011

PETROBRAS patrocina projeto de 1,4 milhões para a Serra da Meruoca

O ano de 2010 terminou para Instituto Carnaúba com uma grande conquista. A PETROBRAS, aprovou o patrocinio para o " Projeto de Produção e Beneficiamento de Frutas na Meruoca"  O projeto é orçado em 1,4 milhões de reais e tem três eixo de ação: Produção, Beneficiamento e Comercialização dos produtos da Agricultura Familiar.
Expedito e Osvaldo - Na cerimônia de Premiação - RIO -2010


A produção da Serra será ampliada, em mais 100 hectares de sistemas de produção agroflorestais, com fruteiras,café, pimenta e urucum, em até 100 propriedades, que aderirem ao projeto, nos 04 municípios, Alcântaras, Massapê, Meruoca e Sobral.


A fim Consolidar o desenvolvimento de 07 cadeias produtivas, construindo os Arranjos Produtivos Locais do: a) mel; b) café; c) babaçu; d) polpa de frutas; e) plantas Medicinais; f) turismo ecológico; g) artesanato. Serão desenvolvidas unidades demonstrativas.


Para fortalecer as práticas de comercialização existentes e criando outras, através da implantação de 01 ponto de vendas, participação em 103 feiras, fortalecendo 01 mini-centro na Meruoca e assessorando acesso aos programas PNAE/PAA do Governo Federal.


O projeto Produção e beneficiamento de Frutas na Região Norte do Ceará, será executado 04 municípios da Região Norte do CE, e surgiu da necessidade de encontrar-se uma alternativa de produção, aumentar a renda agrícola e não agrícola de parcela das populações que vivem na área rural dos 4 municípios, no domínio da Serra, buscando a melhoria de qualidade de vida de um grande grupo social que oferecendo oportunidades de geração de renda e trabalho, com práticas sustentáveis, interrompendo o processo secular de degradação ambiental. Os 04 municípios (Sobral, Massapé, Meruoca e Alcantaras), com população 205.737 habitantes. O público envolvido  pelo projeto será de 280 pessoas, sendo 100 produtores e suas famílias, (mulheres, jovens, e idosos). O total de atendimento direto é de 280 pessoas e indiretamente cerca de 1.500 pessoas. Deverão ser implantados cerca 100 hectares de sistemas agroflorestais – SAFs; capacitação de 280 produtores/e ou filhos e filhas dos produtores(as) em sistemas agroflorestais e em produção agroecologica; capacitação em comercialização, e participação em feiras, estimulo ao desenvolvimento de 07 cadeias produtivas dos produtos agroflorestais não madeireiro; construção de 01 selo de origem e fortalecimento de uma base de serviços de ATER necessários para o desenvolvimento sustentável. O projeto prevê a adoção de uma metodologia que levará em conta a realidade local, através de 07 eixos, valorizando os conhecimentos já acumulados e incorporando os aprendizados da vivência cotidiana.


O Projeto deseja trabalhar com um publico onde a  maioria dos participantes  que serão atendidos está entre a idade de 30 e 59 anos, por ser a faixa etária que hoje está mais ativa no campo, geralmente casada e com muitos filhos. A maioria dispõe de pequenas propriedades onde são moradores, posseiros ou proprietários.