O Instituto de Ecologia Social Carnaúba, fundada em janeiro de 2001 por um grupo de 12 profissionais liberais, com formação em diversos campos do conhecimento e por empreendedores sociais oriundos de outras ONG´s. É uma entidade não governamental e sem fins econômicos.
O Instituto Carnaúba veio para suprir uma demanda identificada em um estudo de viabilidade realizado no Território da Cidadania de Sobral, havendo assim a necessidade de uma organização voltada para a preservação do meio ambiente, que desempenhe ações ambientais que estivesse inscrição no Conselho Nacional das Entidades Ambientais - CNEA, tendo como eixo o sócio ambientalismo, em virtude da pouca atuação da sociedade civil na região, e principalmente se fosse focada na defesa da Serra da Meruoca (remanescente de mata atlântica), do rio Acaraú, do Bioma Caatinga e da qualidade de vida das cidades.
NOSSA MISSÃO
"Construir uma sociedade sustentável considerando as questões ecológicas, econômicas e sociais. Promover a agricultura Orgânica e de desenvolvimento de modelos agroflorestais e cidadania"
ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO