HISTORICO

LINHAS DE AÇÃO  
Partimos da percepção que temos em nosso foco de atuação os quatro ambientes presentes na microrregião de Sobral: 1) Serra da Meruoca (remanescente Mata Atlântica); 2) O Ambiente Urbano das Cidades da Caatinga; 3) O Vale do Rio Acaraú; 4) O Bioma Caatinga e Convivência com o Semi-Árido. Por isso, o Instituto Carnaúba desde sua fundação tem sua atuação voltada para estes 04 temas.
Participamos ativamente das atividades do comitê da bacia hidrográfica do Acaraú, das lutas pela convivência com semi-árido, Somos membros do CONSEA (Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional) da cidade de Sobral e do COMDEMA (Conselho Municipal do Meio Ambiente). Fundadores da Rede Caatinga Articulação do Ceará, formada por 08 ONGs voltadas para o trabalho com Jovens, meio ambiente e desenvolvimento local sustentável, agroecologia, sócio economia solidária. Compomos o colegiado do território da cidadania de Sobral que é formado por 17 municípios (Alcântaras, Meruoca, Massapê, Santana do Acaraú, Senador Sá, Sobral, Forquilha, Groairas, Cariré, Varjota, Reriutaba, Frecheirinha, Coreaú, Moraújo, Pacujá, Graça, Mucambo).
Estrutura da Organização:
O órgão máximo de gestão do Instituto Carnaúba é Assembléia Geral Ordinária, que é anual, onde são apreciados os relatórios de atividades e financeiros, elege a diretoria para um mandato de 02 anos, composta por 03 membros (Diretor Presidente, Diretor Financeiro e Diretor Técnico), um conselho fiscal composto de 03 membros titulares e 03 suplentes. Além dos membros sócios, o Instituto Carnaúba conta ainda com um corpo técnico, composto por 02 biólogos, 01 zootecnista, 01 enfermeira especializada em plantas medicinais, 01 técnico em agroecologia, 01 professor, 01 Pedagogo e 01 administrador/contador.
Linhas de Ação da Organização:
1) Recuperação e preservação dos remanescentes de mata atlântica no noroeste do Ceará (Serra da Meruoca);
2) Educação ambiental e melhoria do ambiente urbano;
3) Recuperação e preservação da Bacia Hidrográfica do Rio Acaraú;
4) A convivência do homem e da mulher no Semi-árido;

Projetos desenvolvidos e em desenvolvimento e origem dos recursos:
RECUPERAÇÃO E PREVESERVAÇÃO DE REMANESCENTE DE MATA ATLÂNTICA
Projeto de Implantação de Sistemas Agrofloresta (SAFs) na comunidade de Santo Elias - Meruoca, financiado pelo PDA/MMA/KFW/GTZ com a implantação de 5 hectares de SAFs  em 10 propriedade. O projeto começou em 2006, atualmente adota a estratégia de se trabalhar com o café de sombra com o objetivo de trazer de volta a cobertura vegetal na Serra da Meruoca além de melhorar a renda das famílias. Já foram plantadas 25 mil mudas, sendo 15 mil de café e 10 mil de plantas frutíferas e nativas, com previsão de conclusão do projeto em 03/2008.
Projeto Multiplicação das experiências desenvolvidas na comunidade Santo Elias, financiado pelo FUNDECI/BNB com o objetivo de apoiar a implantação de sistemas agroflorestais em 25 propriedades da Serra da Meruoca (replicar as experiências exitosas da comunidade Santo Elias) produção de mudas, assessoria técnica, realização da semana do meio ambiente. Comunidades trabalhadas: Meruoquinha, Cavalo morto, Cajueiro, Caranguejo, Santo Inácio. Ano de 2009/2010.
Projeto de desenvolvimento da produção de carvão vegetal extraído do Babaçu, financiado pelo FUNDECI/BNB em parceira com a Agencia de Desenvolvimento Regional Cooperado – ARCO com o objetivo de produzir carvão vegetal da palmeira babaçu, utilizando os tambores de 200litros. Esta prática possibilita a produção de melhor qualidade, sem impureza com um poder maior de queima. Ano 2010.
Projeto de Produção e Beneficiamento de Frutas no Norte do Ceará, financiado pelo PETROBRAS dentro do programa Petrobras Cidadania, em parceria com diversas organizações  da sociedade civil, com o objetivo de desenvolver 100 hectares de sistemas agroflorestais na Serra da Meruoca. Ano 2010.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MELHORIA DO AMBIENTE URBANO
Implantação da Agricultura Urbana em 05 Bairros de Sobral. Para o ambiente urbano, escolhemos a estratégia de executar hortas urbanas, a fim de podermos a partir dos quintais, discutir com famílias, questões essenciais de suas vidas, tais como saúde, alimentação, ecologia e geração de renda. Por isso buscamos parcerias e conseguimos um financiamento de MISEREOR da Alemanha, no valor 60 mil EUROS. O projeto começou em Agosto de 2006, conta atualmente com 80 famílias em 05 bairros de Sobral. E começamos a colher os primeiros resultados concretos. Este modelo é o que queremos ampliar com a implantação de uma feira, financiamentos de pequenos negócios.
Projeto Agenda Ambiental do SESC Sobral, com os objetivos de traçar metas ambientais para a Escola Educar SESC e demais instancias da instituição, foi firmado convênio entre Instituto Carnaúba/SESC Sobral para elaborar uma agenda ambiental. Foi capacitado o quadro de colaboradores do SESC/Sobral, alunos/as, pais de alunos/as, membros da comunidade. Ano 2009.
Projeto Apoio aos atingidos das enchentes, em apoio aos atingidos pelas enchentes, a instituição internacional SAVE THE CHILDREN mostrou-se interessada em apoiar as famílias do distrito de Sobral Taperuaba e o município de Santana do Acaraú. Este apoio se materializou na aquisição de medicamentos, compras de sementes, capacitação de agricultores em agroecologia, aquisição de Kits escolares. Convênio: Instituto Carnaúba, Save The Children – Suécia, parceria da Prefeitura Municipal de Santana do Acaraú, STTR, Cáritas Diocesana de Sobral. Ano de 2009.

RECUPERAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO RIO ACARAÚ
Neste programa, além de sermos membro fundador do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH-Acaraú), executamos oPrograma de Formação dos Membros do Comitê através da promoção em 04 seminários, onde foram capacitados os conselhos e demais interessados, para poderem melhor atuarem na bacia. Os temas dos seminários foram: outorga, licença, cobrança de água, dentro do entendimento de que a água é um insumo finito e que por isso passível de ser poluído, gerando ônus a sociedade como um todo. O convênio foi firmado entre Instituto Carnaúba/Secretaria de Recursos Hídrico/COGERH, concluído em 31/12/2007.

PRESERVAÇÃO DA CAATINGA E A CONVIVÊNCIA COM SEMI-ÁRIDO
Projeto Rio, Educação, Floresta e Desenvolvimento Sustentável, voltado para preservação da Caatinga e construção alternativas de convivência com o semi-árido, é um projeto financiado pelo FNMA/MMA, com duração de 4 anos, trabalhando em 8 municípios: Sobral, Meruoca, Alcantaras, Massapé, Santana do Acaraú, Forquilha e Cariré. A meta é atender a 240 produtores, que passarão por capacitações moduladas de 120h/a, receberão assistência por 4 anos, implantação de feiras da Agricultura Famílias, estudos de mercado para produtos madeireiros e não madeireiros. Ano2008 a 2011.
Projeto Construção de Cisternas de Placas, construídas 120 cisternas, atendendo 120 famílias (600 pessoas) nos municípios de Cariré e Freceirinha financiados pelo Governo do Estado do CE, convênio firmado entre Instituto Carnaúba/SDA. Ano de h2006.
Projeto Carnaúba, a Árvore da Vida. Convênio com o Banco do Nordeste (BNB) o estudo da APL- Arranjo Produtivo Local da carnaúba (copernicia prunifera), planta nativa das várzeas dos Rios, nos Estado do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. Convênio concluído em 31/12/2007. O Estudo foi para fazermos um diagnóstico da cadeia produtiva da Carnaúba, estando incluído: a extração da cera da carnaúba, o artesanato de palha e a situação dos trabalhadores rurais extrativistas.
Projeto Carnaúba, a Árvore da Vida. Convênio com o INCRA – Programa TERRA SOL solicitou estudo da APL- Arranjo Produtivo Local da carnaúba (copernicia prunifera). A ser feito nos assentamentos rurais na região noroeste do Estado do Ceará. Objetivando diagnosticar a importância desta cadeia produtiva para a melhoria da renda das famílias assentadas da Reforma Agrária.  Ano 2007.
Projeto Formação de Jovens em multiplicadores em agroecologia, curso de 360 horas aulas, sistema de alternância, formação de jovens filhos de agricultores/agricultoras. Convênio firmado entre Instituto Carnaúba/FNMA/MMA. Ano 2008.
Projeto Base de Serviço de Comercialização, estratégia traçada por dentro da articulação territorial. Este projeto tem o objetivo de apoiar as comunidades, os produtores/as familiares em melhorar a apresentação de seus produtos, inserir a produção da agricultura familiar no mercado, organizar as famílias para participarem das feiras, acessar os programas do Governo Federal PNAE, PAA. Convênio: Instituto Carnaúba/SDT/MDA/Governo Federal. Ano 2009/2010.
Projeto para Custeio das cadeias produtivas, na dinâmica do Território da Cidadania de Sobral, foi aprovado pelo colegiado territorial 05 cadeias produtivas: Artesanato, Ovinocaprinocultura, Bovinocultura de leite, Apicultura, Piscicultura. O Colegiado do Território resolveu priorizar as cadeias produtivas da Ovinocaprinocultura e da Apicultura para serem trabalhadas nos anos de 2009 e 2010, no sentido de não pulverizar os poucos recursos disponíveis para o território. Convênio: Instituto Carnaúba/SDT/MDA.
Projeto de Produção e Beneficiamento de Frutas - Visa a construção de Sistemas Agroflorestais na Serra da Meruoca, com plantio de plantas consorciadas com especies nativas, construção de unidades de beneficiamento da produção com a patrocínio da PETROBRAS S/A programa PETROBRAS DESENVOLVIMENTO E CIDADANIA. 2011/2012