O projeto foi apresentado pela coordenadora do Francisca Araujo, composto de 07 metas, onde haverá a capacitação dos membros dos conselhos das unidades de conservação, capacitação da comunidade no ecoturismo, controle social do projeto, através de encontros e assembléias com o objetivo de promover a integração das comunidades com o projeto.
Foi formada a mesa palestrante, com os Técnicos Benedito Lourenço - FCIS, e Eugenio Costa – Instituto SESEMAR, que apresentaram o a legislação para as unidades de conservação, tanto to ponto de vista histórico, como do ponto de vista jurídico. Apresentaram anda os elementos principais para a gestão participativa de unidades de conservação.
Foram feitos trabalhos de grupos, onde os integrantes dos grupos analisaram a nova forma de gestão da unidades de conservação, onde o diálogo, a educação ambiental, assumem papel relevante, diante da forma de fiscalização ostensiva e repressora de antes. O método atual busca a participação das comunidades envolvidas.
Foram analisadas ainda as estruturas e os recursos para a construção de um trabalho de preservação.