segunda-feira, 30 de maio de 2011

INSTITUTO CARNAUBA PARTICIPA DO ENCONTRO REGIONAL DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA IBIAPABA.

O Instituto Carnaúba, através dos Técnicos Expedito Torres e Junior Oliveira partiram no dia 25/05 no Centro de Visitantes do Parque Nacional de Ubajara – PARNA , do Encontro Regional das Unidades de Conservação da Ibiapaba,  promovido pela Fundação CIS, em parceria com o Instituto Chico Mendes – ICMBIO, no âmbito do Projeto de Gestão Participativa nas Unidades de Unidades de Conservação da Ibiapaba..

O projeto foi apresentado pela coordenadora do Francisca Araujo, composto de 07 metas, onde haverá a capacitação dos membros dos conselhos das unidades de conservação, capacitação da comunidade no ecoturismo, controle social do projeto, através de encontros e assembléias com o objetivo de promover a integração das comunidades com o projeto.

Foi formada a mesa palestrante, com os Técnicos Benedito Lourenço - FCIS, e Eugenio Costa – Instituto SESEMAR, que apresentaram o a legislação para as unidades de conservação, tanto to ponto de vista histórico, como do ponto de vista jurídico. Apresentaram anda os elementos principais para a gestão participativa de unidades de conservação.

Foram feitos trabalhos de grupos, onde os integrantes dos grupos analisaram a nova forma de gestão da unidades de conservação, onde o diálogo, a educação ambiental, assumem papel relevante, diante da forma de fiscalização ostensiva e repressora de antes. O método atual busca a participação das comunidades envolvidas.

Foram analisadas ainda  as estruturas e os recursos para a construção de um trabalho de preservação.