segunda-feira, 20 de julho de 2009

Curso de Sistemas Agroflorestais na APA da Serra da Meruoca, Ceará.


O Instituto de Ecologia Social Carnaúba nesse final de semana iniciou mais um Curso para Agricultores e Agricultoras em Sistemas Agroflorestais – SAFs. A formação faz parte do Projeto “Sistemas Agroflorestais na Serra da Meruoca” que conta com o apoio do BNB/FUNDECI pelo convênio 2008/154.


Na Comunidade Santo Elias no distrito de São Francisco em Meruoca – Ceará iniciou o I Módulo do Curso. O curso contará com carga horária de 60 horas distribuídas em quatro módulos nos finais de semanas: 18 e 19 de julho, 01 e 02, 15 e 16, 29 e 30 de agosto, todos aos sábados e domingos. Foram mobilizados para participar do evento cerca de 40 agricultores e agricultoras, dentre jovens adultos e idosos em 05 distritos da Serra da Meruoca, a saber: São Bento, Pintos, Santo Elias, Santo Inácio e Meruoquinha.


Na formação serão abordados os princípios básicos da Agroecologia, Sucessão Vegetal, Circulação de Nutrientes, Cobertura, Proteção, Recuperação e Nutrição do Solo, Relação Homem – Solo – Planta – Animal, Manejo em Áreas de Proteção Permanente – APP, Importância das Sementes na Preservação do Patrimônio Genético e Economia Solidária. O objetivo do curso é capacitar os agricultores para que, ao término, possa se implantar mais 25 SAFs cada um com pelo menos 01 hectare de área.


Para a implementação dos Sistemas Agroflorestais serão produzidas 46 mil mudas entre plantas nativas, exóticas adubadeiras e frutíferas com ênfase para as culturas que já são trabalhadas na região como o caju, pimenta do reino, urucum, banana, goiaba, acerola, graviola, cajá e café de sombra.


A cafeicultura, num passado não muito distante, foi bastante trabalhada na Serra da Meruoca. Com o passar dos anos o cafeeiro foi subistituído. Com a implantação dos SAFs pretende-se resgatar essa cultura já que é de sombra e precisa de árvores para desenvolver tornando assim necessária a preservação das matas para otimização do sistema de produção, além de ser rentável para os agricultores.