segunda-feira, 20 de julho de 2009

Audiência Pública na Serra da Meruoca sobre a Implantação da Área de Proteção Ambiental - APA.


No dia 10 de junho de 2008 na Câmara dos Vereadores de Meruoca foi realizada Audiência Pública sobre a Área de Proteção Ambiental - APA da Serra da Meruoca.


A atividade teve como objetivo socializar com a comunidade informações básicas sobre a implantação da área de Proteção Ambiental – APA da Serra da Meruoca.


Inicialmente O Instituto de Ecologia Social Carnaúba estabeleceu uma parceria com a Câmara de Vereadores de Meruoca para que se pudesse fazer uma sensibilização com os quatro municípios que abrangem a APA da Serra da Meruoca, a saber: Alcântaras, Massapé, Meruoca e Sobral, chamando o Poder Público (Prefeitura e Câmara dos Vereadores), IBAMA, ICMbio, AMMA, PMA, SEMACE e Universidade Estadual Vale do Acaraú e a população local. Na oportunidade se convidou o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade para fazer uma apresentação sobre a importância de Unidade de Conservação para o desenvolvimento Sustentável, Preservação do Meio Ambiente.




Em sua apresentação Dr. Sebastião, técnico ambiental do ICMbio da Serra da Ibiapaba comentou as dificuldades que a Unidade de Conservação da Ibiapaba sofre através da resistência dos agricultores em mudar as práticas agrícolas. Também se falou dos desafios que se tem em gerir as Unidades e a importância da harmonização entre os gestores da APA (ICMbio) e a sociedade a fim de estabelecer um convívio pacífico que poderá acontecer via sensibilização pela Educação Ambiental.


Com esse evento clareou muitas dúvidas que a população e a sociedade tinha, mas se faz necessária realização de mais reuniões a fim de buscar mais informações sobre a implantação da APA e construir um Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental da Serra da Meruoca.