segunda-feira, 20 de julho de 2009

Semana do Meio Ambiente no STTR de Meruoca.

No dia 06 de junho de 2009 no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Meruoca - Ceará foi relizada uma Conversa com os Agricultores sobre a situação atual da Serra da Meruoca, a importância da APA da Meruoca e as práticas agrícolas de convivência em unidade de conservação.

Inicialmente foi feita uma apresentação da instituição e dos agricultores e a situação da Meruoca através de fotos, suas belezas naturais e potencialidades. Em seguida se mostrou fotos de práticas agrícolas convencionais e a experiência da Comunidade Santo Elias na construção de uma proposta de convivência com a Área de Proteção Ambiental - APA da Serra da Meruoca, através da implantação de Sistemas Agroflorestais. Posteriormente foi feita uma discussão sobre a proposta de SAF e em seguida abriu momento para dúvidas. Depois fizemos um convite aos agricultores (as) para participarem do Projeto, uma pessoa se inscreveu.

Observou-se que a criação da APA está incomodando muito os agricultores e que eles não sabem como vão fazer os próximos roçados devido o desmatamento seguido da broca e queima da área.