quinta-feira, 19 de setembro de 2013

SEMINÁRIO SOBRE SUSTENTABILIDADE

Realizamos no dia 06 de setembro de 2013, no Centro de Eventos da Meruoca, o Seminário sobre Negócios Sustentáveis, com o objetivo de integrar todos os participantes das oficinas realizadas durante toda a 2ª Café e Cultura e discutir sobre negócios sustentáveis na Serra da Meruoca. Estiveram presente aproximadamente 80 participantes, dentre agricultores familiares, produtores, estudantes de Nutrição da Faculdade INTA, técnicos e outros interessados.

O seminário contou com apresentações e depoimentos feitas pelos próprios participantes das oficinas, relatando como se deu cada atividade e demonstrando através de exposição fotográfica. Assim tivemos as seguintes apresentações:
- Dia de campo sobre pólen (21/08/13): Francinildo, técnico e agricultor beneficiário, Meruoca.
- Curso de Ecoturismo (24 e 25/08/13) e Visita de Intercâmbio ao Maranhão (27 a 29/08/13): Luis Carlos, professor e agricultor beneficiário, Terra Nova-Massapê.
- Oficina de Plantas Medicinais (28/08/13): Judite, agricultora beneficiária, Sitio Algodões-Alcantaras.
- Oficina sobre café de sombra (03/09/13): Cristovão, agricultor beneficiário, Meruoquinha-Massapê.
- Oficina do Babaçu – Carvão e quebra com machadinha (04/09/13): Paulo, agricultor beneficiário, Santo Elias-Meruoca.
- Oficina sobre polpa de Frutas (05/09/13): Gameleira, agricultor beneficiário, Terra Nova-Massapê.


O seminário ainda contou com a palestra da Ada Cristina, do Núcleo TRAMAS, que fex uma explanação sobre Sustentabilidade (The Corporation). Houve, logo em seguida, um debate entre participantes. E por fim, realizamos um sorteio de produtos doados (levados) pelos próprios agricultores, os mesmos passaram todo o seminário exposto para troca de experiências entre os agricultores. Dentre os produtos estavam laranja de diversas dimensões, tangerina, óleo do coco babaçu, massa do mesocarpo e sementes de diversos tipos.