quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Intercâmbio sobre Plantas medicinais ao Centro Fitoterápico de Viçosa do Ceará

Francisco de Assis Carlos


O Instituto de Ecologia Social Carnaúba com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania realizou ontem, dia 28 de agosto, um intercâmbio ao Centro Fitoterápico de Viçosa do Ceará. Participaram 17 pessoas (15 mulheres e 03 homens) das comunidades de Baixa Grande, Baracho (Sobral), Flores, Ventura, São Bernardo, Desterro e Fidalgo (Alcântara), Terra Nova (Massapê) e Santo Elias (Meruoca). 

O grupo foi muito bem acolhido pelo farmacêutico e coordenador do Centro Dr. Juliano Figueira Fontenele, que destacou os objetivos do Centro bem como conduziu os (as) participantes ao viveiro de mudas e expôs o manejo e os cuidados necessário no preparo e o uso correto das plantas. O grupo conheceu ainda, o centro de triagem, a sala de secagem e o laboratório. Ainda, culminou com a participação dos presentes de uma vivencia através da preparação caseira do sabonete a base do alecrim-pimenta, considerado um dos principais medicamentos produzido no Centro, indicado no tratamento da escabiose (sarna), mau odores dos pés e axilas, desodorante íntimo, assepsia de pele, mucosas e feridas infectadas. O grupo avaliou como bastante positivo o intercambio, pois ampliaram e aprimoraram conhecimentos no trabalho com as plantas medicinais. 

No final assumiram o compromisso de repassar o que aprenderam nas suas comunidades e cobrar do poder publico municipal políticas publicas voltadas para a população através das plantas medicinais. Foi escolhida pelo grupo dona Judite do Sitio Desterro, em Alcântara para socializar o intercambio no dia 06 de setembro com os (as) presentes no Seminário sobre Sustentabilidade que será realizado no Centro de Eventos da Meruoca.


O grupo bastante motivado saindo da sede do Instituto Carnaúba, para a visita ao Centro Fitoterápico de Viçosa do Ceará 

Chegada do grupo ao Centro Fitoterápico

 O grupo sendo acolhido por Dr. Juliano, farmacêutico responsável pelo Centro Fitoterápico.

Visita a sala de seleção das plantas colhidas no viveiro.

 Preparo do sabonete caseiro a base do alecrim-pimenta.

Sorteio e entrega de mudas aos participantes.

Foto de despedidas e agradecimentos pelo sucesso do intercambio